O grupo Garland investiu cerca de 3,5 milhões de euros na transformação da antiga fábrica da Yazaki Saltano, em Vila Nova de Gaia, num moderno centro logístico com 33 mil metros quadrados.
O plano de trabalhos contemplou, numa primeira fase, realizada no final de 2014, a reabilitação de uma nave com 15 000 m2 e uma área administrativa com 150 m2. No entanto, face ao crescimento dos negócios dos clientes e consequente necessidade de uma maior área logística, a Garland avançou com uma segunda intervenção, que pressupôs a reabilitação do restante complexo, com uma cave com 7 500 m2, espaço de mezzanine com cerca de 1 000 m2 e naves para armazenagem em altura com 9 500 m2. Também foi construído um bloco social e administrativo com 300 m2.
“Inicialmente prevíamos reabilitar uma parte da antiga unidade fabril, mas o crescimento do negócio dos nossos clientes em Portugal fez-nos avançar para a reconversão da área total das instalações”, afirma Ricardo Sousa Costa, membro do Conselho de Administração responsável pela Garland Logística, citado em comunicado.
A reconversão do espaço implicou ainda o redesenho da áreas de circulação e parqueamento de veículos e a construção de duas baterias de cais, num total de 13 portas.
Na nova plataforma trabalham actualmente cerca de 30 funcionários, prevendo a administração “que este número aumentesignificativamente à medida que se for desenvolvendo o negócio para outras áreas logísticas de maior intensidade de capital humano”.
A Garland Logística é a unidade de negócio mais recente do grupo Garland, tendo arrancado em 1994, mas a que tem registado um maior crescimento, tendo o Grupo, em 2016, atingido os 85 000 m2 de área logística, com instalações de norte a sul de Portugal.
A plataforma em Vila Nova de Gaia, a Sul do Porto, junta-se à da Maia, a Norte da Cidade Invicta.
Parabéns a nova empresa, guardo grandes e boas recordações do tempo que trabalhei na Yazaki saltano de Portugal em serzedo felicidades para a nova unidade.