Antecipando o rápido crescimento do e-commerce, a Garland Logística projecta para breve a abertura de um novo centro dedicado no Norte.
Desde o eclodir da pandemia de Covid-19 em Portugal, em Março passado, o número de expedições diárias tratadas pela Garland Logística cresceu cerca de 50%, fruto do desenvolvimento do e-commerce como alternativa ao confinamento.
Com a pandemia, o e-commerce cresceu em Portugal cerca de 40-60%, nomeadamente no retalho alimentar., segundo um estudo da Group M. Mais compras e de maior valor médio: mais cerca de 18%, de acordo com a SIBS.
Com a actual capacidade dedicada ao e-commerce (20 400 m2) utilizada praticamente a 100%, e antecipando o crescimento que o sector terá no futuro, a Garland Logística tem “aprovados investimentos significativos, estando projectada para breve a abertura de um novo centro logístico na zona Norte de Portugal”, adianta Ricardo Sousa Costa, administrador do Grupo Garland, responsável pelo negócio da Logística, citado em comunicado.
“A nossa estratégia de expansão passa por apostarmos cada vez mais neste sector da actividade logística, que tem tido, e virá a ter ainda mais no futuro, uma procura crescente”, antevê o responsável, que acrescenta: “A nossa forte aposta nos serviços logísticos de apoio ao e-commerce é bastante anterior à pandemia. No entanto, o presente ‘boom’ da procura só vem reforçar como foi acertada a visão da Garland quando há quatro anos decidiu focar-se nesta actividade”.
Foi em 2016 que o grupo decidiu apostar a sério na logística do e-commerce, dedicando-lhe uma área de 6 mil metros quadrados no centro logístico da Maia II. Hoje conta 20 400 metros quadrados, distribuídos pela Maia, Vila Nova de Gaia, Aveiro e Cascais. A carteira de clientes cresceu na proporção, em número e diversidade.
Em 2019, a Garland Logística facturou mais 85% relativos a operações de comércio electrónico face ao ano anterior.