A Garland Transport Solutions (GTS), empresa de transportes do Grupo Garland, decidiu optimizar a rede de serviços de distribuição last mile e first mile em Portugal.

A estratégia começou a ser colocada em prática em Janeiro do ano passado, registando nos primeiros meses de 2020 um crescimento de 180% face ao mesmo período do ano passado.

A pandemia de Covid-19 trouxe uma ligeira quebra na distribuição de mercadoria a nível nacional comparativamente aos excelentes números que se verificaram no início do ano. No entanto, com a rede a recuperar e com os apelos das entidades oficiais para o incremento da produção e consumo de produtos nacionais, a GTS espera manter o crescimento acentuado nos serviços de distribuição em território português.

Com cerca de 600 clientes activos ao ano neste segmento de negócio, 20 dos quais absorvendo 50% do movimento, a GTS transporta uma média de 430 toneladas por dia de e para Portugal, num total de aproximadamente 240 mil toneladas desde o arranque. Estas distribuem-se por todo o tipo de mercadorias, paletizada, paqueterizada e pendurados. A maioria das entregas inserem-se no espectro B2B e estão tipicamente concentradas no litoral do país.

Mais vocacionada para o transporte internacional, “a GTS sempre fez, no entanto, distribuição last mile e first mile de carga aérea, rodoviária e marítima. O objectivo principal desta aposta foi a optimização da rede de distribuição a nível nacional. É uma clara situação de win-win, pois quanto mais carga distribuímos em Portugal, mais conseguimos optimizar a nossa rede e melhor serviço proporcionamos aos clientes que nos confiam o seu tráfego internacional”, explica Luís Ribeiro, director comercial nacional da GTS.

Com a quebra nas exportações registada desde Março deste ano no nosso país, a GTS acredita que este é um negócio com potencial de crescimento no seio do Grupo Garland, um dos principais players nacionais no sector de navegação, transportes e logística. “Neste momento, com o crescimento que se está a sentir, a nossa rede começa novamente a atingir valores próximos do período pré-pandemia e é exactamente esta rede de distribuição que nos permite melhorar o serviço prestado aos nossos clientes. Efectivamente, sentimos e acompanhamos o nascer e o reinventar de alguns negócios fruto da pandemia”, adianta Luís Ribeiro.

No âmbito da distribuição nacional, a GTS apresenta uma larga gama de serviços costumizados às necessidades dos clientes, como pickingpackaging, entregas same day, entregas e recolhas time definite, entre outros. A frota usada é quase exclusivamente composta por veículos pesados, mas as soluções que a GTS apresenta para a distribuição assentam numa rede de parceiros que garantem o fluxo de entregas e recolhas de acordo com os padrões da Garland. “Esta flexibilidade e forma de gestão da rede é que nos dá uma grande vantagem competitiva”, remata o diretor comercial nacional da GTS.

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