O gasóleo em Portugal é caro e a culpa é dos impostos. Verdade? Nem por isso, a avaliar pelos últimos dados da Direcção Geral de Energia da Comissão Europeia.
No arranque de 2010, o preço do gasóleo rodoviário subiu quatro a cinco cêntimos em Portugal pelo efeito conjugado da alta do IVA e do fim da isenção do biodiesel. Ainda assim, e de acordo com os últimos dados da Direcção Geral de Energia de Bruxelas, o preço de venda em Portugal é “apenas” o oitavo mais caro da Europa, ficando ainda 0,3 cêntimos abaixo da média europeia.
Ao invés, considerado o preço antes de impostos, Portugal tem o terceiro gasóleo rodoviário mais caro dos 27, só superado pela Grécia e pela Finlândia.
Os números de Bruxelas indiciam, pois, que a fiscalidade que incide sobre o gasóleo rodoviário em Portugal nem é das mais pesadas (mesmo se vale cerca de 60 cêntimos/litro) no contexto europeu.
Mas isso não diminui os problemas dos transportadores portugueses. Porque aqui ao lado, em Espanha, o combustível é mais barato, em média, nove cêntimos/litro. E porque em vários países os estados criaram mecanismos para compensar os seus transportadores da pesada factura fiscal.