O gasóleo profissional extraordinário foi prolongado até ao final de Agosto, mas o Executivo avisa para o seu fim próximo.
O Governo decidiu prorrogar por mais dois meses o mecanismo temporário de gasóleo profissional extraordinário criado em meados de 2022 para mitigar o impacto do aumento dos combustíveis nos transportadores rodoviários de mercadorias por conta de outrem, e que entretanto tem sido sucessivamente prolongado.
“Esta medida traduz-se num apoio mensal de cerca de 8 milhões de euros”, refere o comunicado emitido pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.
O apoio, traduzido na devolução de parte do ISP, aplica-se apenas a viaturas de mais de 35 toneladas (limite desde o início criticado pela ANTRAM).
No comunicado em que se anuncia a prorrogação do apoio, sublinha-se “o compromisso do Governo e da tutela com a descarbonização, promovendo uma logística multimodal sustentável”.
Citado, o ministro Miguel Pinto Luz diz que a medida é “uma justa decisão que corresponde à expectativa do sector, apesar de estarmos todos conscientes da necessidade de phasing out no cumprimento das orientações comunitárias”.