A DCT Gdansk, liderada pela PSA International, vai desenvolver um terceiro terminal de contentores no porto de Gdansk, aumentando a sua capacidade em 50%.
O concurso foi lançado em Setembro do ano passado e ficou decidido há dias. A DCT Gdansk, que já explora os dois terminais de contentores do porto polaco, ganhou o concurso para o desenvolvimento de um terceiro terminal, com uma capacidade anual de 1,5 milhões de TEU.
Actualmente, o porto de Gdansk dispõe de uma capacidade instalada de três milhões de TEU/ano.
A nova infra-estrutura disporá de uma frente de cais de 717 metros, com fundos de -18 metros, e de um terrapleno de 36 hectares. A movimentação das cargas será assegurada por sete pórticos de cais de última geração, capazes de operar os maiores navios porta-contentores, e por 20 RMG semi-automáticos.
O investimento previsto ascende a 450 milhões de euros. As obras deverão iniciar-se no segundo trimestre do próximo ano, de modo a que o terminal esteja operacional em meados de 2024.
O porto de Gdansk está activo no mercado do shipping de contentores desde 2007 e tem-se afirmado como uma “rising star” no contexto europeu, tendo chegado ao top 15 em 2019 (em 2020 perdeu o lugar, por ter perdido movimentos, fruto da pandemia).