A Gefco está a testar a utilização de camiões duotrailer entre as fábricas do grupo PSA de Madrid (Villaverde) e Vigo.

Equipados com um tractor com mais de 600 cv e dois semi-reboques padrão de 13,60 metros de comprimento, os duotrailers oferecem, face aos mega-camiões, mais seis metros lineares de carga, alcançado 180 metros cúbicos de capacidade e um peso líquido próximo de 44 toneladas.

Ao mesmo tempo, os duotrailers mantêm, segundo a companhia de logística, uma manobrabilidade semelhante à dos mega-camiões, o que lhes permite circular pelas rotas autorizadas para estes últimos.

Desde a Gefco salientam que os duotrailers permitem optimizar recursos, na medida em que dispensam o uso de um segundo tractor e dois motoristas. Isso, segundo a companhia, reduzindo os custos em 20% a 30%. Em termos ambientais, a operadora contabiliza uma redução anual de emissões superior a 225 toneladas de CO2 e 78 kg de NOx no percurso em causa.

A companhia está a usar os veículos para o transporte de embalagens num sentido e peças de estampagem no outro.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*