Já opera o primeiro comboio de mercadorias entre Barcelona (Can Tunis) e Lodz (Polónia). A iniciativa é da Geodis, com a Transfesa e a Deutsche Bahn a assegurarem a tracção.
O novo serviço intermodal arranca com uma frequência semanal. As partidas de Barcelona acontecem às sextas-feiras e as de Lodz às terças. O tempo de trânsito é de três dias.
Cada composição pode transportar 44 contentores e/ou caixas móveis, com uma capacidade de carga de 26 toneladas, o que leva a Geodis a anunciar o transporte de cerca de mil toneladas, de diferentes carregadores (porque o comboio é multi-cliente) em cada sentido.
A Transfesa garante a tracção em território espanhol, enquanto a sua casa-mãe, a Deutsche Bahn assegura o resto do percurso.
A rota ferroviária entre Barcelona e Lodz é cerca de 160 quilómetros mais longa que a opção rodoviária. Todavia, a Geodis garante uma redução de 79% das emissões de CO2 e uma poupança de 57% na energia consumida pela retirada de 44 camiões das estradas em cada sentido.
“Temos grandes ambições para esta nova linha, e planeamos aumentar a frequência para dois comboios por semana num futuro próximo”, adiantou Marc Vollet, Director de Operações da Rede Rodoviária Europeia da Geodis, citado em comunicado.