Que formação precisamos para gerir eficazmente as cadeias de abastecimento de temperatura controlada?

O sucesso das indústrias que dependem das cadeias de abastecimento de temperatura controlada resume-se em saber como enviar um produto cuja temperatura precisa ser adaptada às circunstâncias do transporte. As operações da cadeia de frio melhoraram substancialmente nas últimas décadas e a indústria é capaz de responder às necessidades de uma ampla gama de produtos.  Movimentar uma carga através da cadeia logística sem sofrer quaisquer contratempos ou anomalias de temperatura requer o estabelecimento de um processo logístico abrangente que mantenha a integridade do envio.

A maioria dos acidentes com cargas refrigeradas é causada por operações de consolidação erradas. Para aproveitar ao máximo o espaço disponível e reduzir custos, os exportadores ou importadores tendem a utilizar todo o espaço das unidades de transporte, não tendo em conta que, para cargas perecíveis, há duas coisas vitais que devem ser consideradas: a circulação do ar entre a carga e os tipos de carga que podem ser combinados.

Compreender a funcionalidade de um contentor e a circulação do ar é essencial para compreender como consolidar cada tipo de carga.

Por exemplo, uma falácia comum é assumir que um contentor reefer serve para congelar as cargas dentro dele. Estes equipamentos são projectados para manter uma temperatura constante ao longo da cadeia de transporte, de modo que as mercadorias devem ser congeladas ou armazenadas correctamente antes da sua consolidação.

Além do equipamento de transporte a ser utilizado, a maioria dos transportadores de mercadorias perecíveis não sabe o que acontece na restante cadeia logística. Ora, é essencial que as empresas dedicadas a este tipo de carga tenham um conhecimento completo da cadeia para entender como são realizados o controle, transporte, inspecção e todos os procedimentos necessários para garantir a temperatura da carga e sua integridade/qualidade.

Todos estes temas são tratados em profundidade na formação especializada em Cadeias de Abastecimento de Temperatura Controlada oferecida pela Escola Europea – Intermodal Transport, que terá lugar de 6 a 9 de Maio, em Barcelona.

A ideia de oferecer um curso dessas características surge a partir da análise da evolução das cadeias de abastecimento e da procura pelos profissionais e estudantes para receber mais formação especializada e estruturada numa base teórica que também permite ver a parte mais prática das operações através de visitas aos principais operadores do sector.

O principal objectivo é que as pessoas saibam quais são as melhores práticas de planeamento e execução em cada uma das etapas da cadeia de abastecimento de frio e, especificamente, aquelas que utilizam o transporte intermodal.

A formação inclui a participação activa de empresas e entidades envolvidas no sector dos produtos perecíveis, tais como Mercabarna, Frimercat, Cultivar, PIF, Barcelona Container Depot Service SL, Tmz e Port de Barcelona.

As inscrições estão abertas até ao final de Abril. Mais informações em https://www.escolaeuropea.eu/calendar/temperature-controlled-supply-chains/

Raquel Nunes

Escola Europea - Intermodal Transport

Comments are closed.