Domingo, Fevereiro 28, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    Yilport investe 122 milhões em Alcântara

    AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

    Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

    Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

    MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

    Medway com break-even ou até lucros em 2020

  • Opinião
    Pedro Galveia

    Oceano nada Pacífico – contentores voadores

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    2021 e o Desafio do Espaço Ferroviário Único Europeu – back on track

    Transtejo – A gestão do desprezo

    O Mercado é uma coisa maravilhosa!

    ESPECIAL ELEIÇÕES: O que espera da próxima Legislatura?

    A Comissão Europeia e a questão da bitola ferroviária

    O que é um Porto?

    Atitude proativa ambiental dos portos

    O regime excepcional dos slots

    As consequências do Brexit para o transporte aéreo de passageiros

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Gioia Tauro aposta em destronar o Pireu

por T&N
02/06/2020
em Marítimo
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Com a TIL / MSC, Gioia Tauro aposta em ser número um no Mediterrâneo, superando o Pireu, nas mãos da Cosco. Este ano poderá chegar ao quarto lugar.

Gioia Tauro cresceu 52% no primeiro trimestre

“Esse [ser o primeiro porto de transhipment] é o nosso objectivo, e não estamos interessados em ser número dois”, resumiu Paolo Maccarini, líder da TIL em Itália, por ocasião da primeira escala do MSC Sixin (23 700 TEU) em Gioia Tauro.

“Gioa Tauro não compete com os portos nacionais de Itália, como Génova, Trieste ou Nápoles. O nosso mercado é internacional e concorremos com Port Said, Pireu, Malta, Algeciras, Barcelona. São mercados diferentes, com regras diferentes, e queremos estar na liderança”, acrescentou.

Na verdade, como lembrou Theo Notteboom no Linkedin, Gioia Tauro já liderou o mercado de contentores no Mediterrâneo, em 2007, quando era quinto no ranking europeu.

Mas bastaram pouco mais de dez anos para o porto italiano cair, em 2019, para o sétimo lugar no Mediterrâneo e o 13.º na Europa, a mais de três milhões de TEU de distância do líder Pireu (que, na inversa, disparou no ranking desde que passou para o controlo da Cosco).

Já sob a gestão da TIL / MSC, Gioia Tauro cresceu 52% no primeiro trimestre, quando a maioria dos maiores portos estagnou ou perdeu mesmo movimentos. Theo Notteboom prevê que ainda este ano o porto italiano poderá ultrapassar Génova, Marsaxlokk e Barcelona e atingir o quarto posto no Mediterrâneo e o 10.º na Europa.

 

Tags: CoscoMSCPorto de Gioia TauroPorto do Pireuterminais de contentoresTIL

Notícias Relacionadas

Roterdão movimentou 12,2 milhões de TEU
Marítimo

Roterdão aumenta capacidade em 4M TEU

24 de Fevereiro, 2021
Maersk perde “centenas de contentores” no mar
Marítimo

Maersk perde “centenas de contentores” no mar

18 de Fevereiro, 2021
DP World integra Unifeeder e Feedertech
Marítimo

DP World: quarto trimestre “salvou” o ano

9 de Fevereiro, 2021
A seguir
Paraministro quer acabar com a bitola ibérica

Paraministro quer acabar com a bitola ibérica

Comentários 1

  1. luís pereira says:
    9 meses atrás

    São péssimas notícias para o porto de Sines no Alentejo operado pela PSA / MSC nós já saímos do top 10 e agora devemos cair para top 20 na Europa, Portugal sempre a perder competitividade internacional infelizmente !

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

       

+ Recentes

Yilport investe 122 milhões em Alcântara

AGEPOR aplaude avanços em Alcântara

26 de Fevereiro, 2021
Granéis mantêm Leixões no vermelho no final de Maio

Ferro de Moncorvo a caminho de Leixões

26 de Fevereiro, 2021
PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

PRF cria posto móvel de abastecimento de GNL

26 de Fevereiro, 2021
MSC e Medway ligam Sevilha a Sines

Medway com break-even ou até lucros em 2020

26 de Fevereiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist