Com a TIL / MSC, Gioia Tauro aposta em ser número um no Mediterrâneo, superando o Pireu, nas mãos da Cosco. Este ano poderá chegar ao quarto lugar.
“Esse [ser o primeiro porto de transhipment] é o nosso objectivo, e não estamos interessados em ser número dois”, resumiu Paolo Maccarini, líder da TIL em Itália, por ocasião da primeira escala do MSC Sixin (23 700 TEU) em Gioia Tauro.
“Gioa Tauro não compete com os portos nacionais de Itália, como Génova, Trieste ou Nápoles. O nosso mercado é internacional e concorremos com Port Said, Pireu, Malta, Algeciras, Barcelona. São mercados diferentes, com regras diferentes, e queremos estar na liderança”, acrescentou.
Na verdade, como lembrou Theo Notteboom no Linkedin, Gioia Tauro já liderou o mercado de contentores no Mediterrâneo, em 2007, quando era quinto no ranking europeu.
Mas bastaram pouco mais de dez anos para o porto italiano cair, em 2019, para o sétimo lugar no Mediterrâneo e o 13.º na Europa, a mais de três milhões de TEU de distância do líder Pireu (que, na inversa, disparou no ranking desde que passou para o controlo da Cosco).
Já sob a gestão da TIL / MSC, Gioia Tauro cresceu 52% no primeiro trimestre, quando a maioria dos maiores portos estagnou ou perdeu mesmo movimentos. Theo Notteboom prevê que ainda este ano o porto italiano poderá ultrapassar Génova, Marsaxlokk e Barcelona e atingir o quarto posto no Mediterrâneo e o 10.º na Europa.
São péssimas notícias para o porto de Sines no Alentejo operado pela PSA / MSC nós já saímos do top 10 e agora devemos cair para top 20 na Europa, Portugal sempre a perder competitividade internacional infelizmente !