A manipulação dos tacógrafos e o incumprimento dos tempos de condução e repouso continuam no topo das infracções nos pesados.
A GNR registou mais de 1 720 contra-ordenações numa operação de fiscalização a pesados de passageiros e mercadorias, entre 18 e 24 de Julho, anunciou.
A GNR divulgou hoje o balanço nacional da operação europeia “RoadPol – ECR Truck & Bus II”, durante a qual registou nas estradas sob sua jurisdição 1 720 contra-ordenações, das quais 639 relacionadas com a utilização de tacógrafos e incumprimento dos tempos de condução e repouso.
Registaram-se ainda 224 contra-ordenações por excesso de peso transportado nos veículos e 215 por excesso de velocidade, adiantou a GNR em comunicado.
Naquela semana de fiscalização selectiva, a GNR orientou as acções de fiscalização para as vias mais críticas e onde se verifica um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, em todo o continente.
No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional as operações programadas por aquela organização europeia.
No âmbito do planeamento anual efectuado pela RoadPol e pelo Euro Contrôle Route (ECR), a GNR realiza desde há dois anos operações de fiscalização direccionadas para veículos pesados, com o objectivo de melhorar a segurança rodoviária, a sustentabilidade, a concorrência e as condições de trabalho em transporte rodoviário.