Desde hoje e durante três dias, está na estrada mais uma acção de fiscalização de pesados de passageiros e de mercadorias promovida pela GNR, no âmbirto da RoadPol.
Em comunicado, a GNR anuncia qua acção de fiscalização se realizará em todo o território nacional continental, em particular nas vias mais críticas e onde se verifique um maior volume de tráfego.
Os objectivos são “melhorar a segurança rodoviária, a sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho em transporte rodoviário, através do cumprimento dos regulamentos existentes”, acrescenta o comunicado.
Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que a GNR integra desde o final de 2021.
No ano passado, numa operação semelhante realizada em Julho, registaram-se mais de 1 720 contra-ordenações, das quais 639 relacionadas com a má utilização de tacógrafos e o incumprimento dos tempos de condução e repouso.
Registaram-se ainda 224 contra-ordenações por excesso de peso transportado nos veículos e 215 por excesso de velocidade, adiantou, então, a GNR em comunicado.