A GNR realiza esta semana uma operação de fiscalização dirigida a veículos pesados de passageiros e de mercadorias, anunciou.
Na mira destas açcões de controlo irá estar a deteção de irregularidades ao nível dos tempos de condução e repouso e da manipulação de tacógrafos, e de manipulação do Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), designadamente na detecção de situações de manipulação de sistemas que inibem a utilização de AdBlue.
Em comunicado, a GNR lembra que o ECR é um grupo Europeu de Inspeção de Transportes, que visa melhorar a segurança rodoviária e a sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho no transporte rodoviário, sendo que a concorrência verificada entre operadores de transportes rodoviários origina, por vezes, a redução de preços por parte dos transportadores, a qual é em alguns casos “compensada com a prática de irregularidades para aumentar a receita em detrimento da segurança rodoviária”.
A operação irá centrar-se nas vias mais críticas sob a responsabilidade da GNR e naquelas onde se verifique maior volume e tráfego de veículos pesados de mercadorias e de passageiros.
Segundo avança o comunicado da GNR, a realização das acções coordenadas no âmbito desta operação envolve as subunidades de trânsito dos Comandos Territoriais do Continente e da Unidade Nacional de Trânsito (UNT).
O objectivo das autoridades é promover a segurança rodoviária e a diminuição e ocorrência de acidentes de viação, sendo esta a quarta operação do género já realizada este ano.
As anteriores tiveram lugar de 8 a 14 de Março, de 19 a 25 de Abril e de 10 a 16 de Maio, tendo sido fiscalizados mais de 11 300 condutores de veículos pesados e registadas mais de 7 500 contraordenações.
Em 2019 e 2020 a GNR registou 11 159 acidentes envolvendo veículos pesados, dos quais resultaram 14 vítimas mortais e 36 feridos graves, entre condutores e passageiros.