A GNV (Grandi Navi Veloci) encomendou mais quatro navios ro-pax, assim duplicando as novas unidades que deverá colocar no Mediterrâneo até 2030.
A nova encomenda foi colocada, de novo, junto da chinesa Guangzhou Shipyard International, parceira da GNV. O valor do negócio não foi divulgado. A construção deverá iniciar-se em 2026 e o primeiro navio será entregue em 2028, seguindo-se os restantes ao ritmo de um a cada seis meses.
Com 237 metros de comprimento e 33 metros de boca, os novos ro-pax poderão acolher 2 500 pessoas (entre passageiros e tripulantes) e 3 500 metros lineares de carga rodada. Serão os maiores da frota da companhia.
Em linha com os objectivos de descarbonização, os navios terão motores alimentados a GNL e serão equipados com tecnologias que permitirão uma redução de 50% das emissões por unidade de carga transportada.
Ainda este ano, a GNV espera receber dois ro-pax de uma outra encomenda de quatro. Serão o GNV Virgo e o GNV Aurora, ambos com 218 metros de comprimento, 29,6 metros de boca e capacidade para 21 780 metros lineares de carga rodada (e 1 785 passageiros).