O porto de Gotemburgo vai dispor de um novo terminal de contentores dedicado ao tráfego de short sea, anunciou a autoridade portuária.
O novo terminal de short sea, ainda sem data para iniciar as operações, localizar-se-á na zona oeste do Scandiahamnen, recentemente renovada e reforçada no âmbito do projecto Skandia Gateway.
A autoridade portuária de Gotemburgo justifica o investimento com a prevista aproximação à Europa dos centros de produção global, em consequência da pandemia de Covid-19.
O novo terminal será operado pela APM Terminals. “Estamos orgulhosos de poder expandir o nosso portefólio com uma solução de short sea sustentável e competitiva. Vemos que o tráfego de contentores na Europa está a ganhar importância e por isso é uma evolução natural disponibilizarmos aos nossos clientes um serviço ainda mais flexível”, comentou o director-geral da APM Terminals Nordic.
Autoridade portuária e operador vão agora avaliar o que precisa de ser adaptado, ajustado ou acrescentado ao terminal para garantir a melhor operação possível com as especificidades do short sea.