O Governo vai avançar com concursos para a produção de combustível sustentável para a aviação (SAF), já com manifestações de interesse de “várias empresas”, anunciou a ministra do Ambiente e Energia.
“O que nós pretendemos é que Portugal seja um produtor a nível europeu e mesmo mundial de combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF)”, disse Maria da Graça Carvalho à margem da cerimónia de constituição da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA) que definirá, precisamente, a estratégia nacional para a sustentabilidade do sector.
Segundo a ministra, o país reúne todas as condições para ter um lugar de destaque nesta área, uma vez que “para a promoção destes combustíveis é preciso energia renovável a um preço acessível, que é o caso de Portugal”. “Temos um grande potencial de energia renovável”, reforçou Maria da Graça Carvalho.
A governante revelou ainda que já tiveram contactos de várias empresas interessadas em avançar com projectos de produção de SAF em Portugal, estando o Governo a estudar o lançamento de concursos específicos.
“Felizmente, temos muitas empresas interessadas e que apresentaram estudos e projectos para serem implementados em Portugal. Há muito interesse nacional e internacional”, destacou.
Questionada sobre o calendário previsto para o arranque dos concursos para a produção de SAF, Maria da Graça Carvalho explicou que serão conduzidos pela Agência para o Clima, que está em fase de formação.
“Durante o mês de Janeiro ou início de Fevereiro a Agência para o Clima já deverá estar a funcionar e uma das primeiras prioridades será lançar este concurso”, garantiu, dizendo não ter dúvidas de que irá atrair vários consórcios.
O objectivo é, pois, colocar Portugal na lista de produtores de SAF, numa altura em que as companhias aéreas passaram a ser obrigadas, desde 1 de Janeiro, a incorporar 2% de SAF. Uma meta que vai aumentar progressivamente até 2050.
Um dos entraves ao cumprimento desta meta, como as companhias aéreas têm alertado, é a falta de produção, que se reflecte também nos preços mais elevados deste tipo de combustível que pode ser produzido, por exemplo, a partir de óleos alimentares usados.
Esta situação tem levado as empresas do sector a avançar com a implementação de sobretaxas, que se reflectem no aumento dos preços das viagens aéreas, como foi o caso da TAP.
Na semana passada, a empresa liderada por Luís Rodrigues anunciou que “para compensar parcialmente os custos adicionais”, introduzirá uma sobretaxa SAF, “que se aplicará à partida dos aeroportos europeus (excepto voos domésticos)”. Esta tarifa variará entre os dois euros em classe económica na Europa e os 24 euros em executiva para voos intercontinentais.
A ministra do Ambiente e Energia, a par do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, presidiram hoje à cerimónia de constituição da Aliança para a Sustentabilidade na Aviação (ASA) que integrará cerca de meia centena de entidades, e decorreu em Sintra, no Museu do Ar, na Base Aérea n.º1.
A ASA, constituída no âmbito do Roteiro Nacional para a Descarbonização da Aviação (RONDA) e num princípio de cooperação entre as diferentes partes interessadas do sistema da aviação civil em Portugal, reúne o sector da aviação, associações do sector, grupos de interesse, representantes de instituições e da academia e empresas que operam em diferentes capacidades na cadeia de abastecimento e no sector dos transportes e logística em geral, visando um debate que integre as diferentes dimensões da sustentabilidade (social, económica e ambiental).
Ê inaceitâvel que governo AD à semelhança do PS não tenha cumprido a promessa de trazer para o aeroporto de Lisboa o gasoduto / pipeline para se terminar duma vez para sempre com.o transporte rodoviário diário de combustivel e outros produtos perigosos e inflamáveis, alho que apenas acontece na capital portuguesa. Igualmente vergonhosa a situação de não termos HUB de carga aérea DHL, AMAZON, como Porto, Madrid, Barcelona, etc !
…, algo que apenas acontece …
Pelo que ouvi do ministro Pinto Luz, o NAL sô prevê 1 HUB de carga aérea quando Madrid e Barcelona têm cada um vários HUBS disponiveis há anos ! Se aeroporto de Lisboa, que parte atrasado 30 anos, não for planeado para concorrer com Madrid vai ser “COMIDO” antes de ser inaugurado ou por outras palavras ” ANTES DE SER JÁ ERA, JÁ MORREU “