O Governo criou um grupo de trabalho para estudar e avaliar os voos nocturnos no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas avança que o grupo de trabalho pretende “identificar as medidas necessárias para se acabar com os incumprimentos ao limite dos 91 voos nocturnos semanais, bem como reflectir em torno da possibilidade e dos impactos da sua redução”.
Além disso, a iniciativa servirá para “analisar a possibilidade de se estabelecer um período nocturno específico com restrições mais severas” e para “estudar medidas de layout e operacionais que contribuam para a redução do ruído”.
“Com duração de seis meses, prorrogável por mais seis, esta equipa será constituída por representantes do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que preside, da Secretaria de Estado do Ambiente, da ANA Aeroportos, da ANAC, da NAV e da APA [Agência Portuguesa do Ambiente]”.
No início de Outubro, numa audição parlamentar sobre o tema, o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Mendes, disse que existe, neste momento, uma “janela de oportunidade”, devido à pandemia, que reduziu o número de voos, para “legislar com conhecimento de causa” sobre esta matéria.
Em causa está o ruído gerado por voos no aeroporto de Lisboa durante a noite e que tem motivado várias audições no Parlamento, com duas propostas de lei já em cima da mesa.
“Neste momento não vivemos perante uma emergência”, como a que existiu em 2018 e 2019, sendo que “a quebra da procura do mercado da aviação é de tal forma que as projecções mais recentes da IATA indicam que não vamos atingir os níveis de procura de 2019 antes de 2024″, destacou o secretário de Estado.
Para Hugo Santos Mendes, a raiz do problema está no facto de “a infra-estrutura do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, estar completamente esgotada”, realçando que estão em curso obras para melhorar a fluidez do tráfego, mas que isso não resolve o problema totalmente.
A incompetência de Pedro Santos continua imparável, para não “darem o braço a torcer” sobre necessidade de construir novo aeroporto em Lisboa (NAL), que toda as pessoas percebem menos ele, perdem tempo a estudar “o sexo dos anjos”. Lisboa vai precisar de NAL mas sua esperteza não chega lá, é com gente desta que Portugal será sempre o mais pobre da UE/Europa, Alcochete é melhor solução técnica como provaram os melhores engenheiros (LNEC e Ordem) mas a Pedro Santos tudo falta na cabeça, lol