O Governo decidiu uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa por avançar com o Montijo e com Alcochete, para depois fechar o aeroporto Humberto Delgado.
Segundo o Ministério das Infraestruturas, o plano passa por acelerar a construção do aeroporto do Montijo, uma solução para responder ao aumento da procura em Lisboa, complementar ao aeroporto Humberto Delgado, até à concretização do aeroporto em Alcochete, que aponta para 2035.
Segundo as previsões do gabinete de Pedro Nuno Santos, a solução a apresentar ao LNEC compatibiliza o curto prazo com o longo prazo, avançando “o quanto antes” para o Montijo, estimando que a avaliação ambiental estratégica demore entre 12 a 18 meses. Assim, prevê, estará concluída no final de 2023.
A estimativa é que, terminada a avaliação ambiental estratégica, as obras possam começar no Montijo, com uma duração prevista de três anos, estando operacional no final de 2026, com uma capacidade inicial de cinco milhões de passageiros.
Entretanto, segundo a mesma fonte, deverão decorrer obras no aeroporto Humberto Delgado para melhorar o conforto e a fluidez de passageiros.
Ao mesmo tempo, o Governo quer que a ANA – Aeroportos de Portugal comece a trabalhar na solução no Campo de Tiro de Alcochete, “uma solução estrutural de longo prazo”, que tem condições para chegar até às quatro pistas, com o plano de entrar em actividade em 2035, e nessa altura o aeroporto no centro da cidade de Lisboa será desactivado.
E 10 anos depois a DHL continua à espera para construir seu HUB de carga aérea no aeroporto de Lisboa devido à corrupção de António Costa e Pedro Nuno Santos que não são capazes de dar OK para obra começar, vergonha !!