Foi hoje publicado em Diário da República o despacho que nomeia a equipa de projecto encarregue de estudar o modelo de parceria público-privada (PPP) para a Metro do Porto.

Metro do Porto

A equipa, nomeada pela Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos (UTAP), terá de estudar o modelo de subconcessão da operação e manutenção do sistema do Metro do Porto.

O actual contrato com a ViaPorto (Grupo Barraqueiro) termina em Março de 2018.

Integram a equipa de projecto, como membros efectivos,  João Roberto Fernandes de Almeida Teixeira, António Paulo da Costa Moreira de Sá e Miguel Feliciano Gaspar, em representação do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente; Joana Cristina Veiga Carvalho Barbosa, Rita Domingues dos Santos da Cunha Leal, Inês Margarida Costa Bernardo e Manuel Cardoso Neves Teves Vieira, em representação da UTAP.

O despacho não fixa para a apresentação de conclusões. sendo certo que será intenção do Executivo lançar o concurso público internacional no arranque do próximo ano.

Mal tomou posse, o actual Governo decidiu reverter as “privatizações” dos operadores públicos de Lisboa e Porto. No caso da Metro do Porto, a concessionária anunciada era a Transdev. O processo está agora na Justiça.

 

Comments are closed.