Sete anos volvidos sobre o anúncio do empreendimento, o Governo anunciou hoje que desiste do terminal de contentores do Barreiro.
O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, confirmou hoje o que já se adivinhava: face à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Executivo decidiu deixar cair o projecto de construção do terminal de contentores do Barreiro.
Na base da rejeição do projecto pela APA estão, entre outros motivos, a contaminação dos sedimentos a dragar e os volumes das dragagens a realizar. Questões que desde a primeira hora foram levantadas pelos opositores à escolha do Barreiro para alargar o porto de Lisboa na Margem Sul do Tejo.
A construção do terminal do Barreiro era um dos projectos-âncora da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, proposta e aprovada pelo anterior Governo, prevendo-se para ali um investimento de cerca de 500 milhões de euros, ou um quarto dos investimentos totais alinhados para o horizonte 2026.
Mas foi já em 2013 que o Governo, então liderado por Pedro Passos Coelho, lançou o projecto destinado a revolucionar o porto de Lisboa, com a desactivação dos terminais da Margem Norte (à excepção de Alcântara) e a criação de um terminal na Margem Sul (na Trafaria ou no Barreiro). Então, prometia-se um terminal deep sea.
Sete anos volvidos, e com o fim do projecto do Barreiro, volta a colocar-se a questão do futuro do porto da capital, sendo certo que urge decidir várias concessões, num momento em que voltam a subir de tom as críticas aos malefícios das actividades portuárias, inclusivamente dos cruzeiros.
Escrevemos aqui durante 2 anos que seria mais 1 ELEFANTE BRANCO o TCB caso avançasse afinal apenas mudou de côr para ROSA A CÔR DO PS e de A Costa aaahhh
O mesmo para o Montijo muita corrupção !
Se Deus quiser,o porto de Setúbal irá, esse sim, crescer à custa de Lisboa paralisado e do Barreiro que nem sequer irá nascer pq como sempre dissemos tem muito espaço para aumentar à imagem do porto Sines !!