Quinta-feira, Janeiro 21, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    PSA Sines lança expansão do Terminal XXI

    Porto de Sines fechou 2020 a crescer

    Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

    Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

    Transitários aplaudem estratégia da APDL

    PIB deverá cair 2% à conta do confinamento

    Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre

    Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    PSA Sines lança expansão do Terminal XXI

    Porto de Sines fechou 2020 a crescer

    Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

    Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

    Transitários aplaudem estratégia da APDL

    PIB deverá cair 2% à conta do confinamento

    Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre

    Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo desiste do terminal do Barreiro

por T&N
05/03/2020
em Marítimo
3
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Sete anos volvidos sobre o anúncio do empreendimento, o Governo anunciou hoje que desiste do terminal de contentores do Barreiro.

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, confirmou hoje o que já se adivinhava: face à Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Executivo decidiu deixar cair o projecto de construção do terminal de contentores do Barreiro.

Na base da rejeição do projecto pela APA estão, entre outros motivos, a contaminação dos sedimentos a dragar e os volumes das dragagens a realizar. Questões que desde a primeira hora foram levantadas pelos opositores à escolha do Barreiro para alargar o porto de Lisboa na Margem Sul do Tejo.

A construção do terminal do Barreiro era um dos projectos-âncora da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, proposta e aprovada pelo anterior Governo, prevendo-se para ali um investimento de cerca de 500 milhões de euros, ou um quarto dos investimentos totais alinhados para o horizonte 2026.

Mas foi já em 2013 que o Governo, então liderado por Pedro Passos Coelho, lançou o projecto destinado a revolucionar o porto de Lisboa, com a desactivação dos terminais da Margem Norte (à excepção de Alcântara) e a criação de um terminal na Margem Sul (na Trafaria ou no Barreiro). Então, prometia-se um terminal deep sea.

Sete anos volvidos, e com o fim do projecto do Barreiro, volta a colocar-se a questão do futuro do porto da capital, sendo certo que urge decidir várias concessões, num momento em que voltam a subir de tom as críticas aos malefícios das actividades portuárias, inclusivamente dos cruzeiros.

 

Tags: Porto de Lisboaterminais de contentoresterminal do Barreiro

Notícias Relacionadas

Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre
Marítimo

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

20 de Janeiro, 2021
Alphaliner: Singapura é quem mais ganha com as novas alianças
Marítimo

PSA cresceu apesar do recuo em casa

15 de Janeiro, 2021
Tanger-Med lidera contentores no Mediterrâneo
Destaque

Tanger-Med lidera contentores no Mediterrâneo

12 de Janeiro, 2021
A seguir
Medway projecta transportar 20 mil toneladas entre Mérida e Sines

Medway lança mais um serviço em Espanha

Comentários 3

  1. luis pereira says:
    11 meses atrás

    Escrevemos aqui durante 2 anos que seria mais 1 ELEFANTE BRANCO o TCB caso avançasse afinal apenas mudou de côr para ROSA A CÔR DO PS e de A Costa aaahhh

  2. luis pereira says:
    11 meses atrás

    O mesmo para o Montijo muita corrupção !

  3. luís pereira says:
    11 meses atrás

    Se Deus quiser,o porto de Setúbal irá, esse sim, crescer à custa de Lisboa paralisado e do Barreiro que nem sequer irá nascer pq como sempre dissemos tem muito espaço para aumentar à imagem do porto Sines !!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

PSA Sines lança expansão do Terminal XXI

Porto de Sines fechou 2020 a crescer

20 de Janeiro, 2021
Transtejo – A gestão do desprezo

O shipping está sem energia

20 de Janeiro, 2021
Petya afectará resultados da FedEx

FedEx/TNT dispensará até 6300 na Europa

20 de Janeiro, 2021
Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

Scania dá desconto de 10 mil euros nos V8

20 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade