Sexta-feira, Março 24, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo divide portos entre duas empresas regionais

por T&N
22/06/2012
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O Governo e a “troika” terão chegado a acordo sobre a reorganização das administrações portuárias, mediante a criação de duas empresas em vez da holding única.

Uma empresa, a Norte, concentrará os portos de Viana do Castelo, Leixões, Aveiro e Figueira da Foz. Outra, a Sul, aglutinará os portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou hoje que o dossier do modelo de governo dos portos já está fechado, mas remeteu para a apresentação da revisão do memorando de entendimento com a “troika” o anúncio das novidades.

A opção pela criação de duas empresas, ao invés da holding única que seria a preferência da “troika”, terá sido ditada pelo coro de protestos gerado a Norte contra o modelo “centralizador”. O critério geográfico fez o resto.

A concretizarem-se, as duas empresas serão muito diferentes entre si. Com claro predomínio para a empresa do Sul, ou da Grande Lisboa. Desde logo, nos volumes movimentados.

No ano passado, Viana processou cerca de 491 mil toneladas, Leixões chegou aos 16,3 milhões, Aveiro fez 3,3 milhões e a Figueira da Foz 1,7 milhões. Juntos, aqueles quatro portos valeram perto de 21,8 milhões de toneladas.

No mesmo tempo, Lisboa atingiu os 12,3 milhões de toneladas, Setúbal consolidou 6,9 milhões e Sines cresceu até aos 25,8 milhões. Um total de mais de 45 milhões de toneladas.

Mais cargas geram mais receitas e, se tudo correr bem, mais lucros. De acordo com os números divulgados pelas administrações portuárias, em 2011 Leixões lucrou 10,3 milhões de euros e Aveiro 1,5 milhões, sendo que os dois consolidam os resultados de Viana e da Figueira, respectivamente. Um total de 11,8 milhões de euros, portanto.

A Sul, Lisboa atingiu lucros de dez milhões de euros, Setúbal chegou aos 5,3 milhões e Sines atingiu os 8,4 milhões. Tudo somado: 23,7 milhões de ganhos.

A disparidade das dimensões – e dos resultados – dos portos tem-se reflectido também na sua capacidade de investimento. E por isso os portos mais pequenos, todos a Norte, têm tido necessidade de ser “socorridos” pelo PIDDAC, quando há verbas para tal, o que não acontece com os demais.

Diferentes são também as possibilidades de expansão dos portos. Mais escassas a Norte (excepção feita a Aveiro) e bem mais vastas a Sul (em Setúbal e em Sines, e mesmo em Lisboa se se considerar a Margem Sul).

Notícias Relacionadas

Os portos portugueses – uma década perdida
Opinião

Os Portos num contexto de desenvolvimento

23/03/2023
Navex promove contentores inteligentes
Marítimo

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa
Marítimo

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
A seguir

Sines “carrega” com os portos nacionais para uma subida de 8%

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Os portos portugueses – uma década perdida

Os Portos num contexto de desenvolvimento

23/03/2023
Navex promove contentores inteligentes

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
Stakeholders do Porto de Setúbal: confiança e dinamismo em 2021

Lisnave aumenta lucros e tem “casa cheia”

21/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist