O Governo já iniciou as negociações com o consórcio Atlantic Gateway para reduzir a participação dos privados na TAP e manter a maioria do capital no Estado, afirmou, esta quarta-feira, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

TAP - Gateway

“Já começámos o processo negocial que necessariamente envolve os acionistas, mas que está em desenvolvimento e não quero falar dos detalhes do mesmo nesta fase”, afirmou Pedro Marques, à margem do 9.º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica, no ISCTE-IUL, em Lisboa, o primeiro acto público do governante.

Questionado pelos jornalistas sobre a reversão da privatização da TAP, Pedro Marques adiantou que o processo de negociação com os accionistas da Atlantic Gateway, David Neeleman e Humberto Pedrosa, já arrancou, esperando que se concretize com “a rapidez possível para a TAP ter estabilidade e continuar a crescer”.

“Mantemo-nos firmes e determinados em recuperar a maioria do capital para o Estado”, declarou o ministro do Planeamento e Infraestruturas, que na nova orgânica do Governo tem a tutela da TAP. “A TAP é uma empresa estratégica para Portugal, no desenvolvimento económico do país e na relação com os países da lusofonia e, portanto, esse propósito [de reverter o processo]”, reforçou.

O governante escusou-se a comentar as declarações do presidente executivo da TAP, que disse que a eventual reversão da
privatização será um processo difícil e lembrou que já gastou metade do dinheiro que entrou com a venda. “Não sei como se reverte a privatização. Entraram 180 milhões de euros e eu já gastei metade”, afirmou Fernando Pinto no 41.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) na semana passada, em Albufeira.

O consórcio Atlantic Gateway detém 61% do capital da TAP. Para o Estado recuperar a maioria, os privados terão de reduzir a sua posição para 49%, ou mesmo para 44% uma vez que a operação de privatização reserva até 5% do capital da transportadora para os trabalhadores.

Os comentários estão encerrados.