O Governo continua sem pagar a comparticipação das obras de recuperação do porto das Lajes das Flores, nos Açores, destruído pelo furacão Lorenzo e pela tempestade Efrain.
No âmbito de uma visita ao porto de Ponta Delgada, o presidente do Governo Regional declarou aos jornalistas que, apesar da ausência de transferência de verbas por parte do Governo da República, o Governo dos Açores “não interrompeu as obras nem se correu o risco de levantamento de estaleiro por parte do consórcio instalado nas Flores, mantendo-se o calendário e cronologia previstos e o figurino do projecto”.
“Com esforço da Portos dos Açores e do orçamento da região, a nossa expectativa é que o Governo cumpra a sua palavra, liberte as verbas que já pagámos e que correspondem ao cumprimento do seu compromisso de comparticipar em 85% a factura paga por parte da região “, referiu José Manuel Bolieiro.
O “esforço bancário e de crédito que a Portos dos Açores teve que fazer foi de cerca de 60 milhões de euros” acrescentou.
Em Junho, o Parlamento açoriano aprovou por unanimidade recomendar ao Governo da República a transferência urgente dos montantes necessários à execução das obras referentes aos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo, que atravessou a região em 2019, afectando sobretudo as Flores.
De acordo com a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a Região executou, até 30 de Abril, 88,2 milhões de euros de obras e “apenas recebeu [do Governo da República] 29,7 milhões de euros”, estando em falta cerca de 47 milhões.
Os prejuízos iniciais da passagem do furacão na região foram calculados pelo anterior Governo Regional, socialista, em 313,3 milhões de euros e deviam ser suportados pela República em 80%, lembrou Berta Cabral no plenário de Junho, lamentando os 20 milhões que a República deveria ter transferido em 2020, dinheiro que “nunca chegou”.
O desgoverno de Costa & Media sempre nos envergonharam, no Continente e agora nos Açores ” SHAME ON YOU”, 2 políticos vergonhosos !! Quando era presidente da regiao dos Acores o presidente do PS recebiam todo o dinheiro …
… Costa & Medina …