O Porto de Setúbal deverá fechar o ano com um crescimento de 3% e 6,5 milhões de toneladas, mas o Governo tem planos para fazê-lo crescer muito mais nos próximos 10 a 15 anos.
Foi o secretário de Estado das Infraestruturas quem falou da ambição do Executivo para Setúbal, na cerimónia que assinalou os 101 anos do porto sadino. “Temos de reforçar a capacidade de expansão do Porto de Setúbal, numa visão ambiciosa que pode ser estendida desde a área urbana da cidade até à Lisnave. Temos de ser capazes de criar em Setúbal novos terminais, novas concessões, trazer mais players e garantir que, nos próximos 10 a 15 anos, o Porto de Setúbal assista a um crescimento ímpar”, disse Hugo Espírito Santo.
No imediato, o presidente da administração portuária, destacou que 2024 deverá encerrar com um crescimento da actividade portuária de 3%, atingindo o marco de 6,5 milhões de toneladas movimentadas, e um aumento em 8% da dimensão média dos navios.
“Estes resultados reflectem os investimentos na melhoria das acessibilidades, equipamentos e infra-estruturas portuárias, mas essencialmente o empenho e a dedicação de todos os trabalhadores, parceiros e stakeholders do Porto de Setúbal. E dão-nos confiança para 2025, um ano que encaramos com determinação e optimismo para consolidar ainda mais o papel estratégico deste porto no panorama nacional e internacional”, disse Carlos Correia.
As celebrações do 101.º aniversário do Porto de Setúbal foram assinaladas, entra outras iniciativas, pela apresentação da nova imagem imagem institucional e pelo lançamento dos “Prémios Âncora”, que nesta primeira edição distinguiram, entre outros, António Belmar da Costa, director executivo da APAT, na categoria “Impacto e Liderança Inspiradora”, e Porfírio Gomes, presidente da Comunidade Portuária de Setúbal, na categoria “Excelência na Projeção do Porto de Setúbal”.
Igualmente importante que Setúbal é urgeência na duplicação dos terminais contentores em Leixões !