A expansão do aeroporto de Lisboa em curso poderá permitir a eliminação dos voos no período nocturno, defendeu o ministro Pedro Nuno Santos.
“Caminharmos para zero voos no período nocturno” no aeroporto de Lisboa é o objectivo, afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação no Parlamento, considerando “justa” a exigência do presidente da Câmara Municipal da capital.
Numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, o ministro indicou que o aeroporto Humberto Delgado regista “40 movimentos por hora” e que o projecto de expansão não é para aumentar a movimentação.
“O que precisamos é de modernizar o nosso aeroporto para que possa funcionar com a fluidez que hoje não tem”, apontou o governante. Assim, as obras no aeroporto podem permitir dar condições para a “eliminação dos voos nocturnos”, nomeadamente evitando atrasos nos voos e até anulando movimentos nocturnos que estão previstos na lei, indicou Pedro Nuno Santos.
A preocupação pelos voos nocturnos foi levantada pela deputada do PAN Cristina Rodrigues e pela deputada do BE Isabel Pires.
Ontem, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, assegurou que o Município não tolerará o regresso dos voos nocturnos no aeroporto Humberto Delgado, considerando que tal decisão seria “absolutamente inaceitável”. “Não toleraremos de novo o regresso dos voos nocturnos na cidade de Lisboa, não toleraremos”, afirmou, na reunião da Assembleia Municipal que decorreu na tarde de terça-feira.
Considerando que a situação que se vivia até há algumas semanas, antes da suspensão dos voos nocturnos devido às obras que se estão a realizar no aeroporto, era “verdadeiramente inaceitável”, Fernando Medina disse já ter
transmitido “a quem de direito” a sua “total, frontal e completa oposição” ao retomar de aterragens e descolagens durante a noite.
Esta gente do PS além de incompetentes e loucos pelos disparates que fazem e anunciam ainda ignoram o que todos os pilotos e especialistas aeronáuticos têm já afirmado repetidamente, a pista no Montijo apenas poderá receber aviões de pequeno porte ficando os de médio porte na Portela como até agora e de grande porte apenas na pista de Beja, o Ministro Pedro Nuno Santos deixe dizer bacoradas
quanto a Fernando Medina é aquela pessoa a quem ninguém dá ouvidos porque ele nem consegue emitir a licença de construção do novo HUB de carga à DHL que aguarda há quase 10 anos ! desde que António Costa tomou posse como presidente da CML agora façam as contas aos anos já passados, 2 vergonhas