O Governo quer antecipar ainda para o ano corrente o lançamento do concurso para o segundo terminal de contentores do porto de Sines, anunciou hoje a ministra do Mar.

Porto de Sines

Ana Paula Vitorino prosseguiu hoje, em Sines, o périplo pelos principais portos nacionais apresentação da Estratégia Para o Aumento da Competitividade Portuária. E foi aí que deixou o desafio à administração portuária agora liderada por José Luís Cacho para acelerar os estudos necessários ao lançamento do concurso do terminal Vasco da Gama.

“Em 2016, ultrapassou-se o limiar de 1,5 milhões de TEU movimentados no terminal XXI”, disse Ana Paula Vitorino, acrescentando que o crescimento consistente do porto de Sines no tráfego de contentores nos últimos dez anos, mas também em 2016 e em Janeiro de 2017, fazem com que as intervenções e os investimentos se tornem mais urgentes, “porque o porto de Sines não pode esgotar a sua capacidade”.

De acordo com a ministra, além da renegociação com a PSA para o aumento de capacidade do Terminal XXI “de 2,1 para 3,1 milhões de TEU”, sendo que as obras terão de estar concluídas até 2020, está igualmente prevista a construção do novo Terminal Vasco da Gama.

O concurso público para o Terminal Vasco da Gama, que vai permitir, na primeira fase, a duplicação da capacidade de movimentação de contentores em Sines, estava inicialmente previsto para 2018, mas a ministra do Mar considera que é necessário andar mais depressa, face ao crescimento registado dos últimos anos.

Nesse sentido, Ana Paula Vitorino lançou o repto à administração portuária para que avance rapidamente com todos os estudos necessários, para que seja possível lançar o concurso público ainda este ano, até porque acredita que o porto de Sines é a principal porta atlântica da Europa e reúne as condições necessárias para ser um dos maiores portos europeus.

“Aquilo que foi um crescimento que passou de 25 mil TEU em 2005 para mais de 1,5 milhão de TEU em 2016, quer dizer que podemos ambicionar, na próxima década, ter um crescimento – segundo a meta que eu fixei – de 283%. Com isso podemos ter uma posição mais destacada do porto de Sines”, justificou.

Em Janeiro deste ano, o Terminal XXI movimentou mais de 162 mil TEU, o melhor resultado mensal de sempre, sublinhou a ministra.

Ana Paula Vitorino destacou também a possibilidade de o porto de Sines vir a ser uma central de recepção e expedição de GNL (Gás Natural Liquefeito), reduzindo a dependência da União Europeia da Rússia, no que respeita ao fornecimento deste tipo de combustível.

Os projetos previstos na Estratégia Para o Aumento da Competitividade Portuária têm um custo global estimado de 2,1 a 2,5 mil milhões de euros, sendo que 83% deste montante será financiado por investidores privados que têm manifestado esse interesse ao Governo português.

De acordo com a ministra, o Governo tem recebido manifestações de interesse de potenciais investidores chineses, indianos e europeus, bem como de alguns portugueses que pretendem ter uma participação nos projectos a desenvolver nos próximos anos nos portos nacionais.

Com Lusa

Este artigo tem1 comentário

  1. A ministra do mar promete tudo mas nada faz, nem a renegociação das concessões portuárias fez em 2016, nem 1 vejam a vergonha, estão os concessionários à espera para poderem investir na modernização e os políticos do costume, a ministra já foi sec estado no tempo do falso eng josé sócrates e nada aprendeu a desgovernar, e diz que a culpa é do psd-cds, vergonha