O Governo deu hoje o primeiro passo para o relançamento do concurso para o terminal Vasco da Gama, em Sines, com a alteração das bases de concessão.
“Foi aprovado o decreto-lei que altera as bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores no porto de Sines”, refere o comunicado da reunião de hoje do Conselho de Ministros.
“O objectivo será de redimensionar o projecto do novo terminal de contentores de Sines, ajustando-o às condições actuais da concorrência, visando atrair um maior número de concorrentes, permitindo a flexibilização do investimento inicial no projecto, garantindo uma maior sustentabilidade ao investimento”, justifica o Executivo no mesmo comunicado.
O concurso para a concessão da construção e exploração do segundo terminal de contentores do porto de Sines foi lançado em Outubro de 2019, prorrogado em Maio de 2020 e encerrado em Abril do ano passado sem que qualquer proposta tivesse sido apresentada.
O concurso previa, recorde-se, um investimento privado de 642 milhões de euros, dando como contrapartida a concessão por um prazo de 50 anos, prorrogável uma única vez por dez anos.
O terminal anunciado tinha uma capacidade de 3,5 milhões de TEU/ano, dispondo para tal de uma frente de cais de 1 355 metros, com fundos de -17,5 metros, e seria dotado de 15 pórticos de cais de última geração, além de um terrapleno de 46 hectares.
Maior prova de incompetência do Ministro comunista, Pedro Nuno Santos, Sines precisa atrair os maiores players mundiais não apenas para o novo terminal Vasco da Gama mas também para o velho ex-terminal de carvão para isso acontecer, depois de perder para toda a concorrência nos últimos anos, seria preciso aproveitar o momento histórico e criar condições únicas irrecusáveis para o GNL numa concessão de 99 anos, tanta incompetência !?
Já que perdemos a corrida dos contentores não percamos também a da energia por tanta incompetência !!