O governo grego vai dispersar em Bolsa 30% do capital da empresa que gere o aeroporto internacional de Atenas (AIA), já em Fevereiro.
O Estado grego controla 55% do capital do aeroporto de Atenas. O restante capital social é detido pela empresa alemã de gestão de aeroportos AviAlliance, com uma posição de 40%, e família Copelouzos, que detém cerca de 5%.
A entrada do aeroporto Eleftherios Venizelos na Bolsa de Atenas deverá ser a mais importante IPO (Oferta Pública Inicial) na praça bolsista grega em mais de 15 anos.
A Grécia lançou um processo de venda de numerosas participações públicas desde a grave crise económica que o país viveu entre 2009 e 2018, quando recorreu a ajuda financeira externa.
“O projecto de diversificação da base de investidores do AIA permitirá valorizar a empresa a longo prazo e trazer benefícios significativos para a economia grega”, afirmou em comunicado o director-geral da agência grega de privatizações, Dimitris Politis, citado pela “AFP”.
“Estou muito satisfeito por liderar o AIA naquele que será um processo de entrada em Bolsa histórico na Grécia e na nossa indústria”, disse Yannis Paraschi, líder da empresa, citado no comunicado.
Apenas a continuação da gestão privada que maximize as receitas do Estado português é que interessa a quem construir o novo aeroporto de Lisboa ao contrario do que tem feito a ANA ! Precisamos dum novo e muito grande aeroporto com taxas mínimas em média com.o praticado com maiores aeroportos da Europa, Ãsia e EUA !!! para maximizar turismo e TGV entre Lisboa, Porto e Madrid assim como até aeroporto de Faro !!!