Viajar de comboio é, em regra, mais caro que viajar de avião, concluiu a Greenpeace, num estudo feito em 27 países europeus
Segundo o estudo, as viagens de longo curso de comboio são, em média, duas vezes mais caras do que as dos aviões, com algumas rotas a custarem até 30 vezes mais do que um bilhete numa transportadora aérea de baixo custo.
Na maioria (79 em 112) das rotas analisadas pela Greenpeace na UE, os voos são mais baratos do que o comboio, com o impacto climático global do voo a poder ser mais de 80 vezes pior do que o do comboio.
Das 23 rotas onde o comboio é mais barato que o avião, apenas metade têm boas ligações, com as restantes a terem más ou lentas conexões, o que desmotiva a utilização do comboio.
A Greenpeace denuncia, por isso, que os caminhos-de-ferro estão a ser “minados” por condições de concorrência favoráveis às companhias aéreas.
A Greenpeace analisou ligações de comboio e de avião em 24 estados-membros da União Europeia (UE), bem como na Noruega, Suíça e Reino Unido.
Portugal foi um dos países avaliados pela ONG, que concluiu que o país está “extremamente mal conectado” a Espanha por comboio, com apenas uma ligação – Porto-Vigo – a ser feita duas vezes por dia, e sem qualquer ligação directa entre as duas capitais ibéricas.
Para além da ausência de ligação direta, a ONG destaca que a CP “não vende bilhetes com mais de dois meses de antecedência e os bilhetes para Espanha têm de ser comprados ao operador ferroviário espanhol”, o que desencoraja ainda mais a opção pelo comboio.
Já por avião, há três operadoras de baixo custo com ligações diretas entre o Porto e a capital espanhola.
Ainda Portugal, a Greenpeace também analisou as rotas Porto – Lisboa e Porto – Faro, tendo concluído que só na primeira – e por falta de ligações em companhias aéreas de baixo custo -, o comboio é mais barato do que o avião.
No Porto – Lisboa, a opção pelo comboio representa um corte de 81% nas emissões de GEE, que no caso do avião ascendem a 57 kg por passageiro.
Já no Porto – Faro, há três ligações aéreas diárias operadas por uma companhia de baixo custo, com preços entre os 19,21 e os 32,85 euros, enquanto a CP, por seu lado, disponibiliza viagens de quase seis horas, com preços 70% mais altos.
Estes da Greenpeace são como o PS, agora dizem que alta velocidade é mais cara que avião o que o mundo inteiro sabe mas esquecendo que eles são ambientalistas e deviam defender o Ambiente e a Descarbonizacao. Ja devem ter sido comprados !