O Terminal de contentores de Sines arrisca a paralisação a partir das zero horas de amanhã, dia 2, em consequência da greve de três dias convocada pelo Sindicato XXI.
Falhada mais uma tentativa de negociação entre a PSA/Laborsines e o sindicato dos estivadores, a greve vai mesmo avançar como previsto no Terminal XXI de Sines, anunciou, em comunicado, o Sindicato XXI.
A reunião de ontem foi mediada pelos representantes da ministra do Mar, mas ao cabo de quatro horas de discussão manteve-se o impasse.
Em comunicado, o sindicato dos estivadores mantém que “Não iremos aceitar que a empresa tente eliminar o actual esquema de progressões e que substitua pelo esquema de percentagens que foi apresentado ao Sindicato e aos trabalhadores”.
E acrescenta: “Este é o maior ataque alguma vez feito pela nossa empresa aos trabalhadores na tentativa de fazer um garrote salarial e deixar que os nossos aumentos estejam ao sabor do vento”.
A greve convocada, a ser cumprida, pressupõe a paralisação total do terminal de contentores de Sines nos dias 2, 3 e 4. Após o que, a manter-se o impasse nas negociações, no dia 5 arrancará a greve ao trabalho suplementar, convocada até 4 de Outubro.