A partir do próximo dia 14, o Grupo Grimaldi disponibilizará mais um serviço ro-ro entre Trieste (Itália) e Ambari (Turquia), alargando a sua rede de auto-estradas do mar.
O novo serviço oferecerá duas ligações semanais em ambos os sentidos, anunciou a Grimaldi, que justifica a novidade com a necessidade de responder à crescente procura, nomeadamente da parte de construtores automóveis. No comunicado em que anuncia a nova ligação, a companhia italiana refere especificamente os casos da “BMW, Land Rover, Mercedes-Benz, DAF, Scania, Stellantis, Kia e Hyundai”.
O porto de Trieste dá acesso ao nordeste de Itália e também à Europa Central, enquanto Ambari está muito próximo de Istambul e serve toda a economia turca. Acresce – sublinha a Grimaldi – que a combinação com os outros serviços do network permite ligar a Turquia a Espanha, Grécia, Malta, Tunísia, Norte da Europa ou mesmo países bálticos.
O serviço será operado por dois navios de última geração – o Eco Mediterranea e o Eco Malta – navios híbridos que, quando a navegar, consomem combustíveis fósseis (com tratamento de gases de exaustão) e, quando atracados em porto, são alimentados pelas baterias de lítio instaladas a bordo (e carregadas durante as viagens por cerca de 350 metros quadrados de painéis solares), com isso reduzindo a metade as emissões poluentes.