O próximo dia 15 marcará o arranque do “novo” serviço Portugal Express da Grimaldi, a partir daí com escalas semanais a dia fixo em Lisboa e Leixões. Para final de Outubro espera-se um novo reforço de capacidade com a entrada em operação do Grande Lagos, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS Marcello di Fraia, representante do armador napolitano em Portugal.
A Grimaldi anuncia para dia 15 o arranque das escalas semanais, a dia fixo, do Portugal Express, o serviço que liga Leixões e Lisboa a Angola e ao West Africa. Marcello di Fraia fala num aumento de capacidade de 50%, além de outras vantagens.
“A mudança principal é a frequência. Passaremos de uma frequência média de 10/12 dias, que tem caracterizado o serviço desde o final do ano passado, para escalas semanais a diz fixo: segundas-feiras em Leixões e quartas em Lisboa”, afirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS. “Considerando apenas a frequência, mantendo os mesmos allocations, temos um aumento de 50% [na oferta de capacidade]”, acrescentou.
Com a mudança, acredita aquele responsável da Grimaldi em Portugal, todos ficarão a ganhar. “As vantagens para os carregadores são óbvias: a maior regularidade e fiabilidade do serviço vai permitir uma programação mais atempada e rigorosa do ciclo de exportação, a maior capacidade vai garantir que seja possível aceitar todos os bookings sem que fiquem cargas por embarcar. E mesmo que tal aconteça, o navio sucessivo estará sempre a apenas uma semana de distância”, sublinhou.
No final de Outubro, o Portugal Express deverá ser ainda melhorado com o início da operação do “Grande Lagos”. Com os seus 236 metros de comprimento e capacidade para 5 700 metros lineares de carga e 1 800 TEU, é o novo “navio almirante” da Grimaldi no Atlântico.
“A capacidade de carga é superior em cerca de 50% à dos navios anteriores, também construídos na Coreia do Sul”, sublinhou Marcello di Fraia. E será também “o mais “verde” da frota”, acrescentou.
O “Grande Lagos” foi ontem mesmo entregue ao armador nos estaleiros da Hyundai, na Coreia do Sul. “Após a viagem de posicionamento, entrará na frota dedicada ao Portugal Express. Prevemos que a primeira escala aconteça em finais de Outubro”.
No final de 2008, o Portugal Express estreou o “Grande Angola”, o primeiro de 12 navios de uma nova geração (a série 6) construídos para a Grimaldi nos estaleiros Uljanik. Eram os maiores à época e desses “seis encontram-se actualmente no Portugal Express”. O “Grande Lagos” é o primeiro de seis navios gémeos, mas a decisão de afectação dos demais “será tomada mais perto da entrega, em função da evolução dos mercados potenciais”, referiu o dirigente da companhia.
Com a nova frequência, o serviço da Grimaldi manterá a rotação actual e os transit times, considerados “já muito reduzidos”, concluiu Marcello do Fraia.