Setúbal acolhe desde o início do mês” a primeira ligação directa [ro-ro] EUA-Portugal”, com o arranque do serviço ro-ro da Grimaldi entre o Mediterrâneo e a América do Norte, destaca José Castro, da Grimaldi Portugal.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou oportunamente, o novo serviço é assegurado por quatro navios ro-ro com capacidade para 5 500 veículos cada. A rotação completa é a seguinte: Gemlik, Bar, Salerno, Valência, Halifaz, Baltimore, Portbury, Setúbal e regresso a Gemlik.

Na prática, como esclarece José Castro, da Grimaldi Portugal, em declarações ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, “ao chegarem a Antuérpia, os navios são inseridos na rotação” do EuroAegean, que há muito escala Setúbal. E por isso a “escala em Setúbal é suportada pelas cargas normais de importação do Norte da Europa e [de exportação] daqui para o Mediterrâneo”.

Mas o facto é que, realça, “esta é, obviamente, a primeira ligação directa [ro-ro] EUA-Portugal e poderá facilmente funcionar à exportação, assim haja carga”.

Mais difícil, para não dizer impossível, neste caso, é pensar em Setúbal para transhipment, “porque escalamos antes Antuérpia, onde se cruzam todos os nossos serviços”, lembra aquele responsável.

Na primeira escala em Setúbal, alinhado no novo serviço, o “Grande Napoli” descarregou já alguns veículos vindos directamente dos EUA e “várias centenas de Antuérpia e Portbury”.

 

 

Tags:

Comments are closed.