O Grupo Grimaldi adquiriu, em consórcio, a maioria do capital do Porto de Igoumenitsa, no âmbito do processo de privatizações promovido pelo governo grego.
O Grupo Grimaldi, através da Grimaldi Euromed e da Minoan Lines, em parceria com a Investment Construction Commercial and Industrial S.A. adquiriu 67% do capital social da Autoridade Portuária de Igoumenitsa.
O acordo, hoje assinado, representa um encaixe de 84,17 milhões de euros para o estado grego.
Para Emanuele Gri,aldi, “o nosso investimento promoverá o crescimento do porto de Igoumenitsa e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de rotas-chave do comércio da Europa, para as quais este porto representa o principal gateway”.
“No entretanto, mantermos o nosso tradicional compromisso de oferecer serviços frequentes e eficientes dedicados ao transporte de mercadorias e de passageiros entre Igoumenitsa e os portos da costa adriática de Itália, essenciais para o tráfego entre a Grécia, Itália, Turquia e os Balcãs”, acrescentou o dirigente do Grupo Grimaldi.
Não foram adiantados detalhes sobre quanto rendeu a privatização aos cofres do governo de Atenas, nem sobre os investimentos a serem feitos no porto pelos novos accionistas.
A venda da maioria do porto de Igoumenitsa inscreve-se ainda no programa de privatizações lançado pelo governo grego no tempo da Troika.