O Grupo Grimaldi anunciou a compra de seis navios ro-ro à Pacific Basin, ao passo que a DFDS notificou o mercado do cancelamento da encomenda de duas unidades.

No caso da Grimaldi, o negócio foi feito através da Atlantica spa di Navigazione, especializada nos tráfegos short sea no Mediterrâneo. O investimento ascende a 196 milhões de dólares (cerca de 150 milhões de euros).

Os seis ro-ro em causa foram construídos entre 2009 e 2011. A venda pela Pacific Basin, um transportador sediado em Hong Kong, especializado nas operações de granéis, é justificada pelas perdas sofridas com os ro-ro e pela estratégia de concentração nos negócios core.

Ao abrigo do acordo, a Atlantica di Navigazione fretará os navios enquanto não concretizar a sua compra. Os dois primeiros contratos deverão iniciar-se em Outubro, e os dois seguintes no final de Janeiro. O grupo Grimaldi propõe-se comprar pelo menos um navio a cada seis meses até ao final de 2015.

Em sentido contrário, a DFDS, operador líder no short sea no Norte da Europa, anunciou, em comunicado, o cancelamento da encomenda de dois navios ro-ro, colocada junto de um estaleiro alemão em Novembro de 2010.

O documento, de quatro parágrafos, não especifica as razões da decisão. O investimento previsto era de mil milhões de coroas dinamarquesas, devendo 450 milhões ser dispendidos ainda este ano.

 

Comments are closed.