A Grimaldi exerceu uma opção para mais cinco PCTC, com isso elevando para 15 o número de navios encomendados em apenas três meses.
Poucos dias depois contratar a construção de cinco PCTC (Pure Car and Truck Carriers) com duas subsidiárias da China State Shipbuilding Corporation Limited (CSSC), a Grimaldi anunciou ter exercido a opção por mais cinco prevista no contrato assinado em Outubro com a China Merchant Industry Holding.
Os cinco novos PCTC, com uma capacidade de transporte de 9 000 CEU, serão “ammonia ready” e estarão equipados com baterias de lítio, painéis solares e ligação para abastecimento eléctrico a partir de terra.
Com o exercício das opções, o valor do contrato com a China Merchant Industry Holding salta para a casa dos mil milhões de euros.
O contrato com a CSSC prevê também uma opção para mais dois navios, o que elevará o valor desse negócio para perto dos 700 milhões de euros.
Todos os novos PCTC deverão ser entregues entre 2025 e 2027 e destinam-se a operar no transporte de veículos eléctricos entre a Europa, o Norte de África, o Próximo e o Extremo Oriente.