O Grupo Grimaldi encomendou na China nove navios ro-pax aptos a navegar a metanol para as suas operações no Mediterrâneo e no Báltico.
Uma vez mais, a encomenda foi colocada nos estaleiros da China Merchanst Jinling Shipyard, pelo valor de 1,3 mil milhões de dólares, anunciou o Grupo Grimaldi em comunicado.
As entregas dos novos navios deverão acontecer entre 2028 e 2030. Quatro operarão sob a insígnia da Grimaldi Lines, dois com as cores da Minoan Linbes e os restantes três integrarãpo a frota da Finnlines.
Os seis navios destinados ao Mediterâneo terão 229 metros de comprimento e capacidade para transportar 3 300 metros lineares de carga rodada e mais de 300 automóveis e acomodar 2 500 passageiros. Inaugurarão a classe Next Generation Med.
Já os três ro-pax da Finnlines terão 240 metros de comprimento e capacidade para 5 100 metros lineares de carga rodada, 90 automóveis e 1 100 passageiros. Serão os primeiros da classe Hansa Superstar.
Além de serem “metanol ready”, os novos navios disporão de uma série de tecnologias verdes que lhes permitirão reduzir as emissões de CO2 (por unidade de carga transportada) em mais de 50% face aos ro-pax actualmente em operação, anuncia o Grupo Grimaldi.