A Grimaldi anunciou a contratação de cinco PCTC (Pure Car Truck Carrier) especialmente concebidos para o transporte de veículos eléctricos e preparados para usar amónia como combustível.
Os novos PCTC, com uma capacidade de transporte de 9 000 CEU, serão construídos nos estaleiros da China Merchants Heavy Industries Jiangsu. O contrato prevê a opção por mais cinco navios, o que elevará o investimento da Grimaldi para a casa dos mil milhões de euros.
Nos últimos anos, estes estaleiros da China Merchants construíram 29 navios para a Grimaldi. Os novos cinco deverão ser entregues entre 2025 e 2026.
Além de irem estar preparados para usar amónia como combustível, os PCTC agora encomendados serão equipados com baterias de lítio, painéis solares e ligação a terra para poderem operar em modo eléctrico na aproximação aos portos e enquanto estiverem atracados.
A Grimaldi prevê alinhar estes PCTC entre a Europa, o Norte de África, o Próximo e o Extremo Oriente.
Esta encomenda segue-se a uma outra, de dois “car carriers” de 7 800 metros lineares de capacidade, híbridos, colocada no início do mês. Na altura, foi dito que estava a ser negociada uma encomenda de até dez PCTC.
Independente destas encomendas, a Grimaldi prevê receber nos próximos dois anos uma dúzia de navios “verdes”.