A Grimaldi assinou com os estaleiros chineses Yangfan o contrato para a construção de cinco PCTC, no valor de 300 milhões de dólares, com opção para mais sete. Os novos navios transportarão automóveis da Fiat Chrysler entre o Mediterrâneo e a América do Norte. E tocarão Setúbal.

Grimaldi - Grande Napoli

Lançado em Fevereiro passado, o primeiro serviço ro-ro regular directo da Grimaldi entre o Mediterrâneo e a América do Norte será reforçado em 2017 com a entrada ao serviço dos PCTC (Pure Car Truck Carriers) agora encomendados.

Serão os maiores car carriers do mundo, di-lo a Grimaldi, com capacidade para 7 800 veículos (os que estão ao serviço podem transportar 5 500 unidades). Mais económicos e ecológicos também.

A encomenda agora formalizada resulta da parceria estabelecida entre a Grimaldi e a Fiat Chrysler para o transporte dos automóveis produzidos na Turquia e no Sul de Itália e destinados aos mercados dos EUA e Canadá. A rotação completa inclui escalas em Gemlik (Turquia), Bar (Montenegro), Civitavecchia, Baltimore, Halifax e Antuérpia.

Os novos navios da Grimaldi também escalarão Setúbal, uma vez que à partida de Antuérpia, e na ligação para o Mediterrâneo, os navios integrarão o Euro-Aegean, que toca o porto sadino.

Com mais esta encomenda (que poderá chegar aos 720 milhões de euros, assim sejam exercidas todas as opções) a Grimaldi prossegue o plano de investimentos iniciado em 2013.

Até ao final do ano a companhia deverá receber os dois últimos de seis navios ro-ro encomendados para o Norte da Europa – West Africa. Já a subsidária ACL integrará em 2016 cinco con-ro com capacidade para transportar 3 800 TEU, 28 900 m2 de carga rodada e 1 307 automóveis.

Comments are closed.