Em pouco mais de dois meses, a Grimaldi encomendou dez PCTC de última geração, com opções para mais sete.
No arranque do novo ano, a Grimaldi contratou com duas subsidiárias da China State Shipbuilding Corporation Limited (CSSC) a construção de cinco PCTC (Pure Car and Truck Carriers), com opção para mais duas unidades, o que poderá elevar o investimento para 679 milhões de dólares.
Com 200 metros de comprimento e 38 metros de boca, os novos PCTC terão uma capacidade de 9 000 CEU (Car Equivalent Unit), sendo especificamente desenhados para acolher viaturas a combustão e eléctricas. Em complemento, poderão receber cargas rodadas de até 250 toneladas.
Os navios estarão preparados para conversão para amonia e, onde tal for possível, poderão ser alimentados de energia eléctrica a partir de terra.
As emissões poluentes por unidade transportada serão 27% mais baixas que as da anterior geração de PCTC (capazes de transportar 6 700 CEU) garante a Grimaldi.
As entregas das novas unidades estão previstas para 2025-2026.
No final de Outubro do ano passado, a Grimaldi anunciou outra encomenda semelhante, essa de cinco navios mais cinco opções, num investimento que poderá chegar aos mil milhões de euros. No caso, o contrato foi firmado com a China Merchant Industry Holdings.