Nove meses depois de ter ganho o respectivo concurso, a Grimaldi recebe a concessão do novo terminal de short sea shipping de Barcelona, a construir no Molhe Costa.
A administração do Porto de Barcelona adjudicou ontem a concessão do novo terminal, por um prazo de 15 anos, prorrogável. Em contrapartida, a Grimaldi fica obrigada a investir cerca de 22 milhões de euros na pavimentação do terminal (com uma superfície de cerca de 7,5 hectares), na construção da gare de passageiros e na instalação de três rampas de acesso aos navios. Além, claro, da delimitação do espaço e da colocação dos respectivos controlos de acesso.
O projecto contempla igualmente a construção de um silo para o parqueamento de viaturas, mas a sua concretização fica dependente da evolução dos tráfegos.
Certo é que o prazo para a conclusão da primeira fase do novo terminal é de 13 meses. Temporariamente, a atracação dos navios far-se-á ainda no Molhe Ponent Sud.
O Molhe Costa está próximo do casco urbano de Barcelona, o que representa uma importante mais-valia para o tráfego de passageiros. Mas ao mesmo tempo dispõe de acessos rodoviários próprios e de uma vasta área para movimentação das cargas rodadas, com isso evitando a mistura dos camiões com o trânsito urbano.
Com a construção do novo terminal, o porto catalão disporá de dois terminais especializados nos tráfegos de passageiros e carga rodada: o Terminal Ferry Barcelona, operado pela Acciona Transmediterránea, e o Grimaldi Terminal Barcelona.
O primeiro concurso para a concessão do segundo terminal de SSS foi lançado ainda em 2009, mas em Março de 2010 a administração portuária decidiu declará-lo deserto. Em Dezembro do mesmo ano, a Grimaldi e a Balearia foram convidadas a apresentarem propostas. A vitória da Grimaldi foi a anunciada em Julho do ano passado.