O Grupo Grimaldi tomou formalmente posse da maioria do capital do porto de Heraklion, na ilha de Creta.
Um consórcio formado pela Grimaldi Euromed e pela Minoan Lines, ambas controladas pelo Grupo Grimaldi, é doravante dono de uma participação de 67% no capital da Autoridade Portuária de Heraklion. Os restantes 33% permanecem na esfera da HRAFD, a entidade pública que gere os processos de privatização na Grécia.
Em Dezembro do ano passado o Grupo Grimaldi foi declarado vencedor do concurso para a privatização da maioria do porto de Heraklion, lançado em Abril de 2021, com uma oferta de 80 milhões de euros.
Agora, na assinatura do contrato com a HRAFD, Emanuele Grimaldi, presidente e CEO da Grimaldi Euromed reafirmou o empenho do seu grupo em desenvolver o porto cretense, destacando o seu potencial no transporte de passageiros e de carga, incluindo os novos segmentos de cruzeiros e transporte de veículos.
A descarbonização da actividade portuária é também uma aposta assumida.
O porto de Heraklion é o segundo controlado pelo Grupo Grimaldi na Grécia, depois de ter adquirido a maioria (também 67% do capital) do porto de Igoumenitsa, em Outubro do ano passado, num investimento de 84 milhões de euros.