O Grupo Grimaldi elevou para 17 o número de PCTC encomendados desde Outubro de 2022, num investimento de 1,7 mil milhões de euros.
O Grupo Grimaldi continua a apostar forte no crescimento do mercado de transporte marítimo de veículos e carga rodada. Prova disso são as sucessivas encomendas de PCTC colocadas desde Outubro do ano passado.
Agora, o grupo napolitano anunciou ter exercido a opção por mais dois PCTC prevista no contrato de cinco encomendas firmes assinado em Janeiro passado com dois estaleiros da CSSC.
Com um comprimento de 200 metros, 38 metros de boca e capacidade para 9 000 CEU, os novos navios estão projectados para o transporte de veículos a combustão e eléctricos, além de carga de projecto até 250 toneladas.
Como os outros cinco PCTC encomendados em Janeiro, estes dois serão “ammonia ready” e terão níveis de emissões de CO2 por unidade de carga 50% inferiores às dos actuais navios da frota da Grimaldi.
Os dois navios deverão ser entregues em 2026, quando serão alinhados nos serviços da companhia entre a Europa, a América do Norte, o Próximo e o Extremo Oriente.
Com a encomenda de mais estes dos navios, a carteira de encomendas de PCTC sobe para 17 unidades, num investimento avaliado em 1,7 mil milhões de dólares.
Mas as compras da Grimaldi não se ficam por aqui, uma vez que tem também encomendados cinco ro-ro multipurpose da geração G5, dois ro-ro híbridos da classe GG5G e dois ro-pax daq classe Superstarf (para a Finnlines). Ao todo são 26 navios!