A Grimaldi Lines, que recentemente desistiu da AEM Gijon-Nantes St. Nazaire, lançou um novo serviço de carga ro-ro entre Livorno e Catania, o pólo industrial da Sicília.
Dois navios, o Eurocargo Malta e o Eurocargo Génova, são os responsáveis pelo percurso bissemanal, que também escala Malta e Génova, avançou um porta-voz da Grimaldi. As embarcações foram entregues no último Verão e têm uma capacidade de transporte de aproximadamente quatro mil metros lineares de carga rodada, a uma velocidade de 23 nós.
Para Novembro, a Grimaldi está ainda a planear o lançamento de um serviço ro-pax bissemanal Livorno e Valência.
Sobre a retirada do armador italiano da AEM entre Gijón e Saint Nazaire poucos dias após o seu lançamento – para a qual tinha avançado em parceria com o homólogo francês LD Lines –, o porta-voz manteve apenas que “a Grimaldi prefere concentrar os seus esforços no mercado de short sea no Mediterrâneo e no Mar Báltico.”
A Grimalti tem encomendados mais seis navios ro-ro, todos com uma capacidade de cerca de quatro mil metros lineares de carga rodada, que deverão ser utilizados nos serviços na Europa e no Mediterrâneo.