O Grupo Grimaldi recebeu do estaleiro chinês de Jingling o Grande New York, o segundo de três PCTC encomendados em 2015 para servirem o transporte de automóveis entre o Mediterrâneo e a América do Norte, essencialmente para a Fiat Chrysler.
Tal com o Grande Baltimora, entregue em Julho passado, o Grande New York tem 190,9 metros de comprimento, 32,26 metros, 63 mil toneladas de tonelagem bruta e pode desenvolver uma velocidade de cruzeiro de 19 nós.
O navio de transporte de automóveis tem capacidade para acolher 6 700 CEU (Car Equivalent Units) ou, em alternativa, 4000 metros lineares de carga rodada e 2 500 CEU, em quatro decks configuráveis.
Dispondo de duas rampas de acesso, uma delas com capacidade para cargas até 150 toneladas, o Grande New York pode transportar todo o tipo de cargas de projecto, com alturas até 5,2 metros.
O novo navio zarpou do estaleiro chinês na passada sexta-feira, com destino a Antuérpia, onde será alinhado no serviço ro-ro do Grupo Grimaldi entre o Mediterrâneo e a América do Norte (EUA e México), com escalas em Gemlik, Gioia Tauro, Civitavecchia, Savona, Halifax, Nova Iorque, Baltimore, Veracruz e regresso a Antuérpia.
O terceiro e último navio desta encomenda, o Grande Halifax, tem entrega prevista para Janeiro de 2018.