O Grupo Grimaldi recebeu o primeiro de seis ro-ro multipurpose com que renovará a oferta nas ligações entre o Norte da Europa e a África Ocidental.
O Great Antwerp, como foi baptizado, é o primeiro de uma nova classe de navios do Grupo Grimaldi, denominada G5 e uma evolução da G4, cujos navios foram entregues em 2014 e 2015.
Com 250 metros de comprimento e 38 metros de boca, o Great Antwerp pode transportar 4 700 metros lineares de carga rodada, 2 500 CEU e 2 000 TEU. Ou seja, a mesma capacidade de carga rodada mas o dobro dos contentores face à classe G4, sublinha a companhia napolitana.
Mas as novidades não se ficam por aí. Desde logo, as emissões de CO2 por tonelada transportada são reduzidas em 43% face à geração anterior, mercê da combinação de vários recursos técnicos e tecnológicos.
Todos os navios da classe G5 serão construídos nos estaleiros sul-coreanos da Hyundai Mipo Dockyard, em Ulsan, de onde já saíram cinco unidades da classe G3, seis da classe G4 e dez da classe Eurocargo. como fez questão de sublinhar Guido Grimaldi, Deep Sea Commercial & Operations Director do grupo, no baptismo do Great Antwerp.
O novo navio será de imediato alinhado no serviço Norte da Europa – West Africa. Os restantes cinco juntar-se-lhe-ão à medida que foram entregues, durante este ano e o próximo.