A Grimaldi recebeu o quarto de sete navios PCTC encomendados ao estaleiro chinês Yangfan. Trata-se dos maiores navios deste tipo do transportador italiano.
O Grande New Jersey, assim se designa o PCTC de bandeira italiana, tem capacidade para transportar cerca de 7 700 veículos (CEU) ou 5 400 metros lineares de carga rodada e 2 737 CEU.
Com um comprimento de 199,9 metros, uma largura de 36,45 metros e uma arqueação bruta de 65 255 toneladas, o Grande New Jersey está equipado com uma rampa lateral e uma rampa de popa, com esta última a permitir o carregamento de unidades de carga com peso até 150 toneladas. A Grimaldi destaca a flexibilidade da embarcação que, com quatro conveses elevatórios (num total de 12), pode carregar qualquer tipo de carga rolante de até 5,3 metros de altura.
“Com a chegada do Grande New Jersey, continua o cronograma de entrega de novos navios para a frota da Grimaldi”, comentou Emanuele Grimaldi, CEO do grupo. O executivo acrescentou que “esta nova unidade faz parte do programa de actualização e renovação de frota lançado pelo grupo nos últimos anos com diversas encomendas de navios ultra-tecnológicos, altamente flexíveis e cada vez mais ecológicos”.
Sobre a questão ambiental, desde a Grimaldi indicam que o Grande New Jersey está equipado com dispositivos que permitem reduzir as emissões e alcançar alta eficiência energética. O PCTC está equipado com um motor principal MAN Energy Solutions controlado de forma electrónica, como exigido pelos novos regulamentos para a redução das emissões de óxido de azoto (NOx), bem como um sistema de scrubbers para reduzir o óxido de enxofre (SOx) emissões. O navio está, além disso, em conformidade com os mais recentes regulamentos de tratamento de águas de lastro.
O Grande New Jersey, actualmente em trânsito com destino ao Mediterrâneo, tem chegada ao porto de Salerno prevista para o final deste mês e entrará em operação no serviço ro-ro semanal operado pelo grupo Grimaldi entre o Mediterrâneo e a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), em conjunto com os navios já operacionais Grande Baltimora, Grande Halifax, Grande Houston, Grande Mirafiori, Grande New York e Grande Torino (o primeiro entregue, em Novembro do ano ano passado).
O Grande New Jersey fará escala regularmente em 15 portos em Itália (Civitavecchia, Livorno, Salerno, Savona), Espanha (Valência), Bélgica (Antuérpia), Canadá (Halifax), EUA (Baltimore, Davisville, Houston, Jacksonville, Nova York) e México (Altamira, Tuxpan, Veracruz).