A Grimaldi recebeu, em Barcelona, o renovado Cruise Roma, que o armador diz ser o primeiro navio zero emissões em porto do Mar Mediterrâneo.

Após a intervenção a que foi sujeito no estaleiro da Fincantieri em Palermo, o Cruise Roma está mais comprido 29 metros (tem agora um comprimento de 254 metros e uma tonelagem bruta de 63 mil toneladas). A capacidade passou a ser de 3 500 passageiros, 271 automóveis e 3 700 metros lineares para camiões e autocarros, segundo a Grimaldi.

A grande alteração é, porém, ambiental. Desde a Grimaldi destacam a instalação de baterias de lítio, com capacidade superior a 5 MWh, que permitem alimentar o navio quando no porto, evitando a utilização dos geradores auxiliares a diesel. Assim, o navio cumpre o objectivo de zero emissões enquanto está ancorado.

Além disso, foram instalados quatro filtros para limpar os gases de escape do navio, com isso reduzindo as emissões de partículas em 80%.

Os ro-pax Cruise Roma e Cruise Barcelona (este ainda em trabalhos de redimensionamento e recondicionamento) estão alinhados na rota da Grimaldi entre Barcelona, Porto Torres e Civitavecchia.

 

Tags:

Comments are closed.