A Grimaldi já recebeu três dos 12 ferries de última geração encomendados na China. O Eco Livorno deverá começar a operar no final do mês.
O Eco Livorno junta-se ao Eco Valência e ao Eco Barcelona, todos pertencentes à Grimaldi Green 5th Generation (GG5G), e operará nas ligações entre Valência, Barcelona, Savona e Livorno.
Como os seus “gémeos”, o Eco Livorno assume-se como o maior navio ro-ro de shortsea da actualidade, e o mais ecológico também.
E, de facto, os números são impressionantes. O navio, construído nos estaleiros Jinling, tem 238 metros de comprimento, 34 metros de boca e capacidade para transportar 7 800 metros lineares de carga rodada (o equivalente a 50 trailers e 180 automóveis) nos seus sete decks.
A capacidade de carga é o dobro da da anterior geração de ro-ro da Grimaldi, mas o consumo de combustível é o mesmo (à mesma velocidade). O que significa menos poluição, até porque o Eco Livorno está equipado com filtros de limpeza de gases de escape, e também porque possui um sistema de baterias de lítio que garantem a alimentação eléctrica quando atracado.