O Grupo Grimaldi prepara para breve o arranque de um novo serviço ro-ro entre Barcelona e um porto do Norte de Itália, anunciou a companhia, no decorrer da SIL, na capital catalã.

Guido Grimaldi, director comercial das linhas de short sea do armador napolitano, escusou-se a referir qual será o novo porto escalado, mas sempre referiu que a sua localização estratégica permitirá servir, não apenas a região de Milão e o Norte de Itália mas também a Suíça e o Sul da Alemanha.

A ligação arrancará com três saídas semanais em ambos os sentidos e será assegurada por navios com capacidade para 300 semi-reboques. Os navios em causa deverão ser entregues ainda este mês pelos estaleiros da Hyundai, em Mipo, na Coreia do Sul, onde estão a ser construídos.

A nova linha juntar-se-á às que já hoje ligam Barcelona aos portos italianos de Livorno, Civitavecchia e Sardenha.

O serviço com Livorno será reforçado, a partir da primeira semana de Julho próximo, passando de três para cinco saídas semanais.

Em Barcelona já começaram as obras de construção do novo terminal dedicado ao short sea, no Molhe Costa. Os trabalhos deverão prolongar-se por 15 meses, mas a operação dos navios poderá arrancar mais cedo uma vez que o terrapleno do cais ficará pronto mais cedo.

A Grimaldi é a concessionária da nova infra-estrutura, devendo investir ali cerca de 22 milhões de euros.

Comments are closed.